11
Jun 10
publicado por ivogomes, às 14:20 | |

Além da componente de usabilidade e user experience, aqui no SAPO também damos grande valor à acessibilidade. O nosso objectivo é que todos os nossos sites e produtos sejam acessíveis, no entanto dado que há centenas deles (muitos já são bem antigos) não é fácil mudar tudo de um dia para o outro.

Felizmente, pouco a pouco vamos melhorando este aspecto e no mês passado realizámos alguns testes de acessibilidade com utilizadores com vários níveis de necessidades especiais: invisuais e doentes com paralisia cerebral (com vários graus). Normalmente quando se fala em acessibilidade na web, só se pensa nos screen-readers e nos invisuais, mas no decorrer dos testes verificámos que além disso é extremamente importante pensarmos também na destreza manual ou na forma como os utilizadores usam os vários sistemas apontadores para navegar.

Os resultados dos testes demonstraram que na maior parte das vezes estes utilizadores não procuram uma "versão acessível" do site, mesmo tendo lá o link para tal. Talvez seja por acharem que não precisam de uma versão acessível, ou por não estarem habituados a ter essa opção e por isso ignoram-na. Este facto vai de encontro com a recomendação de conceber um design universal, que funcione para todos. Esse design só tem é que se adaptar às várias circunstâncias (quer seja através do aumento do tamanho dos textos e controlos, quer seja através do aumento do contraste entre os elementos usando uma folha de estilo alternativa). Estes foram, aliás, os principais problemas encontrados nos testes com os doentes com paralisia cerebral (dificuldade de visão/pouco contraste para ler os textos; e controlos demasiado pequenos para conseguirem clicar eficientemente).

Dispositivo apontador para o GRID

Em cima: imagem de um dispositivo apontador usado pelos doentes com paralisia cerebral para controlarem o computador (usando o sistema GRID)

 

Durante as próximas semanas iremos continuar a realizar mais alguns testes. Se tiverem algum tipo de deficiência ou conheçam alguém com alguma necessidade especial e estejam disponíveis para participar, podem responder com um comentário a este post ou escrever-nos para: acessibilidade@sapo.pt

Teremos todo o gosto em receber-vos cá :)

Categorias:
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Processo de criação do ME...

Testes de Usabilidade no ...

MEO Interactivo

Banco de Padrões de Desig...

dConstruct 2010

JavaScript não deve compr...

Acessibilidade no SAPO

Slides da UX LX - 2010

"Mostrar password" consid...

UX - O Regresso

Arquivo

Fevereiro 2012

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds