10
Fev 12
publicado por ivogomes, às 11:30 | comentar |

O MEO Kanal surgiu há um ano e meio como uma simples ideia de poder dar aos clientes uma forma de partilharem os seus conteúdos na televisão criando um canal no MEO.

Essencialmente, poderiamos fazer upload de vídeos e fotos e esse conteúdo estaria disponível em qualquer box MEO, bastando aceder ao canal respectivo com o comando.

Como ideia, ficámos logo entusiasmados com o projecto, o conceito de base é brutal, mas cientes que seria um desafio complexo porque teríamos de adaptar conceitos de edição de vídeo, normalmente usados por profissionais e utilizadores mais avançados, e torná-los acessíveis ao máximo de utilizadores possível e com diferentes níveis de utilização.

O desafio principal: como é que podemos fazer com que os utilizadores possam criar uma grelha de programação para o seu canal?

Ainda com as especificações pouco ou nada definidas, juntámos as equipas de Usabilidade e de Design do SAPO e começámos a trabalhar em esboços do que poderia ser o interface de gestão e programação dos canais.

Tínhamos o objectivo de criar um serviço em que fosse possível criar um canal no menor número de passos possível, tendo sempre em conta o modelo de negócio e sabendo que fazer upload de conteúdos em vídeo (e em HD) é sempre uma tarefa que pode demorar tempo suficiente para quebrar o ritmo do processo de criar um canal, upload e encoding.

No meio deste "workflow" o uso de um interface tipo timeline parecia-nos ainda mais complexo, podendo rapidamente levar um utilizador a perder-se no meio de tantas opções e configuração, quando, por exemplo, ele só queria partilhar um conjunto de fotos com a família.

Testámos timelines horizontais, timelines verticais, timelines mistas... Etc...

Os primeiros testes foram sendo desenhados com papel e lápis.

 

Olhámos para a forma como outros softwares de edição de vídeo (ex: iMovie, Final Cut Pro) mostram os conteúdos e tentámos aplicar a mesma filosofia tendo por base os nossos próprios requisitos, ou seja, teríamos que contemplar uma programação diária (para cada dia da semana) juntamente com uma programação em playlist (apenas 24h seguidas de vídeos, sem horários). Teria também de ser fácil alternar entre os dois tipos de programação.

E tudo isto teria que funcionar no browser, em HTML.

Exemplo da timeline do iMovie

Pegando nos vários exemplos de timelines analisados, optámos por uma timeline mista (ao estilo do iMovie) porque não seria prático ter uma timeline horizontal (ou vertical) com 24 horas de programação sem que isso obrigasse a fazer um scroll imenso. 

Com uma timeline mista conseguimos reduzir bastante a quantidade de scroll e no caso da programação horária, cada linha iria corresponder a uma hora do dia (ou dependendo do nível de zoom, iria corresponder a um período definido do dia).

Depois, já com estas ideias consolidadas, começámos a desenvolver os wireframes.

E logo de seguida surgiram os primeiros protótipos da equipa de Design.

Nesta fase inicial ainda não tínhamos as especificações (nem as limitações técnicas) bem definidas e há muitas funcionalidades que foram pensadas inicialmente e que não viram (ainda) a luz do dia nesta primeira versão que foi lançada ao público.

Por outro lado, também houve algumas funcionalidades que não tinhamos pensado inicialmente e que foram sendo adicionadas durante o desenvolvimento do projecto, e não foram assim tão poucas :)

Tendo por base estes layouts e workflows, chegou a altura de passar à equipa técnica para fazer a implementação.

É de salientar o enorme esforço e dedicação da equipa de JavaScript do SAPO que conseguiu montar toda a interacção que foi pensada para o funcionamento do interface, bem como a restante equipa técnica que teve de lidar com todos os constrangimentos de implementar algo desta envergadura e propondo sempre soluções engenhosas para os problemas que iam surgindo ao longo do caminho.

Foram feitas dezenas de iterações diferentes, dezenas de testes de usabilidade, houve partes que foram feitas e refeitas, outras que foram desenhadas e redesenhadas até termos algo que consideramos ser ideal.

Na realidade, o Meo Kanal já estava a funcionar quase a 100% praticamente 6 meses antes da data de lançamento, mas teve de passar por um longo processo de testes e iterações até chegar àquilo que é hoje. 

Desde o início sempre soubemos que o processo de criação de um canal (upload, gestão de conteúdos, organização de uma playlist) é algo complicado e que requer sempre uma curva de aprendizagem. Nos testes que fomos fazendo, tentámos sempre ir simplificando todo este processo de modo a que a curva de aprendizagem fosse o mais reduzida possível e tentar que o processo fosse mais intuitivo a cada iteração.

O resultado final não é perfeito (porque não conseguimos eliminar totalmente a curva de aprendizagem) mas é sem dúvida algo do qual nos orgulhamos em ter conseguido fazer. 

E na TV...

Mas o Meo Kanal não vive apenas na web. Ao mesmo tempo que fomos trabalhando na parte web, tivémos também de desenhar todos os interfaces para a TV.

Inicialmente usámos como base o modelo de interacção do MEO Interactivo e começámos a desenhar os wireframes.

 

Mais uma vez, foram feitas várias iterações, testes, desenhos e redesenhos até se começar a chegar a algo mais parecido com o resultado final.

A interactividade na TV e a visualização dos canais implicou também um grande esforço por parte da equipa de design e desenvolvimento multi-plataforma, ao ponto de termos conseguido implementar algo que a própria Microsoft (o software da box do MEO é Microsoft) dizia ser impossível.

O resultado final

O resultado final está à vista e pode a partir de hoje ser usado por todos os clientes MEO para criarem os seus próprios canais e partilhá-los na TV com quem quiserem.

Como sempre, toda a equipa do SAPO está receptiva a receber os vossos comentários e sugestões para melhorar o serviço. Temos ainda muitas funcionalidades por desvendar em futuras releases e, obviamente, contamos sempre com o feedback dos nossos utilizadores.

Categorias: , , , ,
37 comentários:
De Leonardo Manuel Verde a 11 de Fevereiro de 2012 às 19:51
É pena que quando colocamos uma programação de video completa semanal, ela não "arranca", ou seja só está disponível quando termina um video e começa outro, no entretanto está indisponível o canal. Não é assim? Se não é, esclareçam-me, fico mt grato
De ivogomes a 14 de Fevereiro de 2012 às 18:20
Quando um canal tem a grelah semanal (os programas começam a horas definidas), nas restantes horas, como não há programação, o canal mantém-se activo, ams com uma mira técnica que indica quanto tempo falta até ao próximo programa
De Fernando Miguel a 12 de Fevereiro de 2012 às 13:57
@ivogomes achas preferivel o modelo de 5 estrelas vs um thumbs up/down/none ? 5 estados obriga/implica uma decisao mt forte, n?

e axei giro os esquemas terem MEOCanal, e dps ser apresentado como MEO Kanal :)
decisao de marketing?
De ivogomes a 14 de Fevereiro de 2012 às 18:36
O uso de 5 estrelas permite ter uma avaliação qualitativa dos canais e não apenas quantitativa. Um canal com muitos "likes" só te dá o número de pessoas que gostaram. Um canal com muitas 5 estrelas terá melhor qualidade do que um canal com muitas 4 estrelas...
De avenidex a 14 de Fevereiro de 2012 às 16:36
Sobre o MEO CANAL, tenho um problema que é o seguinte:
Quando crio um Slide show, com por ex, com 3 fotos, como poderei adicionar no mesmo Slide Show outras fotos sem ter de abrir novo Slide Show.?.
É tudo
Mt. obrigado
De ivogomes a 14 de Fevereiro de 2012 às 18:42
Infelizmente por motivos técnicos de criação do slideshow, não dá para editar os seus conteúdos, sem apagar e criar um novo.
De Leonardo Manuel Verde a 14 de Fevereiro de 2012 às 20:48
Na verdade fiz uma programação com 24 horas de difusão sete dias por semana, ou seja "enchi" completamente a grelha semanal, enchendo a grelha diária e replicando nos outros dias. E continuo a não aceder de imediato à programação que está no ar, ou seja, a meio de um video, e só acedo quando o mesmo acaba. depois a programação corre. Contudo o efeito de espera, desespera...e desiste-se. Este facto não está resolvido e passei para uma playlist que vou alterando amiúde. Uma coisa mais. Deviam possibilitar o apagamento de ficheiros...

grato

canal 723568
De ivogomes a 20 de Fevereiro de 2012 às 10:51
OK, já percebi o problema. Se entramos no canal a meio de um programa, temos de esperar que comece o programa seguinte é isso?
Vou confirmar com a equipa técnica se isso é uma limitação ou se é possível corrigir nos próximos lançamentos
De Ruben Santos a 15 de Fevereiro de 2012 às 14:18
Como é que o "Top Canais" é qualificado? O meu canal estava no Top 15 e deixou de estar (desapareceu do top por completo). Obrigado
De ivogomes a 20 de Fevereiro de 2012 às 10:52
Depende dos dias. O seu canal pode ter tido muitos visitantes num dia e poucos no dia seguinte, o que faz com que desapareça ou desça a sua posição no top.
De shinymarbling a 15 de Fevereiro de 2012 às 14:24
Como devemos criar um vídeo para quando ele é enviado para o Meo Kanal não seja feito um re-encode? framerate sei que é 25fps, mas e quanto ao bitrate e codec? O meu objectivo é eu ver na tv o vídeo tal e qual eu o editei, sem artefactos de algum tipo acrescentados.
De ivogomes a 20 de Fevereiro de 2012 às 10:53
Penso que o sistema de upload fará sempre um reencode para optimizar o vídeo na nossa rede, mas vou confirmar com a equipa técnica quais são as specs do vídeo final.
De Miguel a 16 de Fevereiro de 2012 às 00:18
Gostei :) Uma nota apenas: reparei que na box, quando se browsa " pelos diversos tipos de canais e se escolhe um para visualização, não é depois possível voltar ao "menu" anterior - retorna-se sempre ao menu inicial, o que é um pouco frustrante quando se anda a zappar "..
De shinymarbling a 16 de Fevereiro de 2012 às 09:05
Não sei se reparaste mas ontem foi feito um update que resolveu precisamente isso
De ivogomes a 20 de Fevereiro de 2012 às 10:56
Esse é um dos problemas que estava identificado, e tal como já foi mencionado aqui, já foi dorrigido :)
De Rolando Ferreira a 16 de Fevereiro de 2012 às 11:50
Bom Dia.

Tenho uma duvida. Sou gestor de um canal web de TV. É possível esse canal passar a disponibilizar os seus conteúdos no meo Kanal?. Somos os detentores de todos os direitos e também os pagamos a SPAutores. Obrigado
Rolando Ferreira
De ivogomes a 20 de Fevereiro de 2012 às 10:57
Sim, desde que cumpra o que está escrito nos termos e condições. Se têm os direitos de transmissão dos conteúdos, podem publicá-los num canal no Meo.
De Telma Bem-Haja a 17 de Fevereiro de 2012 às 09:41
É possível gravar vídeos diretamente da programação para o nosso canal?
De ivogomes a 20 de Fevereiro de 2012 às 10:58
Não
De Memórias a 17 de Fevereiro de 2012 às 15:53
Se eu quiser ver o 4º vídeo do programa tenho de esperar que passe o 1º o 2º e o 3º etc., porque não criam um sistema para passar para a frente os vídeos ou imagens?
De ivogomes a 20 de Fevereiro de 2012 às 11:00
Já experimentaste usar a tecla "next" do comando? Podes navegar entre programas livremente. Ou então usa a tecla [ i ] e podes aceder à programação do canal e escolher o programa que queres ver.

Nota: Isto só não funciona nos canais com grelha fixa de 24h (que são uma minoria) porque estes têm um funcionamento semelhante a umc anal normal de TV. Todos os outros canais que funcionam como playlist (a grande maioria) permitem navegar entre programas.

Comentar post

Autores
Pesquisar
 
Posts recentes

Processo de criação do ME...

Testes de Usabilidade no ...

MEO Interactivo

Banco de Padrões de Desig...

dConstruct 2010

JavaScript não deve compr...

Acessibilidade no SAPO

Slides da UX LX - 2010

"Mostrar password" consid...

UX - O Regresso

Arquivo

Fevereiro 2012

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Categorias

todas as tags

Subscrever feeds